22 de maio de 2012

Resenha: A Esperança

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Edição: 1/2011
Número de páginas: 422

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
 
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
 
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

...

*A resenha contem spoiler*
Katniss acabou de entender tudo o que estava acontecendo (consequentemente, os leitores também), desde a turnê dos vitoriosos e a ida ao seu segundo jogos vorazes. A destruição do 12, a descoberta do 13, a duvida entre Gale e Peeta e a luta contra a capital, tudo parece confuso em sua cabeça, mas mesmo assim, Katniss, consegue forças para treinar e cumprir seu papel como tordo, vencer a Capital e matar o presidente.

A conclusão de umas das melhoras sagas que já li. O ultimo livro intensifica ainda mais a critica social, a aventura, a ação e principalmente o romance. Katniss vê o mundo que conhecia antes dos jogos desabar, enquanto perdemos o folego com sua narrativa a cada pagina, ou melhor, a cada palavra. A morte de personagens que aprendemos a amar e o aumento significante no suspense no livro faz com que nos apaixonemos ainda mais pela historia. A Esperança apesar de nos entristecer por ser o ultimo livro, nos satisfaz, pela conclusão (surpreendente) desta incrível trilogia.

Suzanne Collins me surpreendeu nesta conclusão, pois após ler dois livros narrados pela Katniss, achamos que ao ler o terceiro, iremos conseguir prever o que ela vai pensar ou fazer. Muito pelo contrario, a autora impressiona com as escolhas e atitudes da personagem, não só as de Katniss, como também as de Peeta, Prim, Gale e Haymitch.

Acho que final melhor para esta trilogia não poderia ter (só por alguns fatos que acho que agradaria mais, como a morte de Snow). Sentirei falta de ler sobre os pensamentos de Katniss e entrar no universo de Panem. Recomendo muito esta incrível trilogia!

Obs: O meu favorito da trilogia continua sendo Em Chamas. Mas a trilogia toda é impecável!

Nota: (5)


Nenhum comentário:

Postar um comentário