4 de julho de 2012

Onde Ler?

Seja deitado na cama, sentado na poltrona da sala ou de pé esperando alguém, o lugar onde lemos o livro irá influenciar na leitura.
Se lermos em uma posição confortável, é claro que vamos conseguir ficar mais tempo nela e consequentemente conseguir ler mais, mas se estivermos em uma posição qualquer, vamos nos cansar rapidamente e ter vontade de fechar o livro.

Para a leitura fluir melhor e conseguirmos ter um maior proveito do livro, não temos que nos preocupar apenas com a posição em que estamos, mas com o local em que vamos ler.
É ótimo poder deitar em sua cama, arrumar o travesseiro e ler, mas nem sempre conseguimos essa proeza. Como leitores compulsivos (nem tanto) queremos ler a quase todo o momento para saber o que ira acontecer na próxima pagina. Mas essa ansiedade pode atrapalhar o desenvolvimento da leitura, pois se lermos o livro em um lugar cheio de gente, não vamos conseguir prestar atenção totalmente a leitura, podendo causar o mal entendido da leitura.
Não estou dizendo que não se deve ler em publico, só quero dizer que, se estiver lendo um livro importante, ou que está gostando muito, tenha paciência, pois tirará maior proveito dele se ler com calma em um lugar silencioso.

-Na Escola
Vou estar mentindo se falar que nunca li no meio da aula, é claro que sim. Tem sempre aquela aula que você não está com cabeça para prestar atenção e prefere pegar seu livro e lê-lo (espero que meus pais não leiam isso!).
Sei que é errado, não só por não prestar atenção na aula, mas também por questão do local de leitura. O professor explicando a matéria, seus amigos do lado conversando e você lendo um livro, é claro que sua atenção não esta voltada completamente para a leitura, ainda mais que temos que ficar de olho no professor se está vendo você, ou não.

Existem vários locais incômodos de se ler um livro, mas as vezes é necessário que você leia ali mesmo para poder passar o tempo. É claro que seria melhor se estivesse lendo em casa, sentado em uma lugar confortável ou no seu quarto, deitado na cama, mas se for para aproveitar o tempo ou tirar o tédio, que mal tem nisso.
Além do mais, se você estiver lendo aquele livro que a história é boa, a narrativa é perfeição e que tudo nele é bom de mais para ser verdade, você pode estar lendo no meio do carnaval de Salvador, que nada vai te atrapalhar.

2 comentários:

  1. Oi Murilo, tudo bom?
    Bom eu tenho uma dificuldade de parar e ler.
    Ah não ser que esteja com muita curiosidade, ou no onibus indo para o trabalho, por que faço muitas coisas e não apro mesmo cansada, mas adoro as férias por que aproveito para ler muito.
    Na epoca de aula eu não lia na sala, ams agora na faculdade, tem horas que preciso ler kkkkkk
    Mas adorei o post.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eae Murilo!
    Eu tenho quase um ritual pra ler, haha prefiro ler sentado na cama, não consigo me concentrar, como gostaria, se não for assim. E isso tem um ponto positivo, e negativo.
    É bom porque eu sempre fico 100% focado no livro, como você disse, tiramos um maior proveito.
    O ruim é que nem sempre eu vou estar em casa e isso acaba atrasando algumas leituras.
    Gostei bastante do blog, estou seguindo!
    Abração!

    Vitor Dutra http://maredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir