6 de setembro de 2012

Resenha: A Culpa é Das Estrelas

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Edição:
 1/2012
Número de Paginas : 286

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Como já acompanhava o vlog do autor (e seu irmão) a um tempo e tinha interesse em ler seus livros, sabia que “The Fault in Our Star” (titulo em inglês) seria lançado no Brasil pela intrínseca, e como o livro foi aclamado pela crítica lá fora, achei que seria uma boa ideia começar a ler os livros do John por esse. Não me enganei.

O livro é narrado em 1ª pessoa pela Hazel, uma paciente terminal, de 16 anos, que só está viva até o momento por um milagre. Hazel tenta viver sua vida de uma garota adolescente com câncer normalmente, mas tudo muda quando conhece Augustus, um menino muito atraente que chama sua atenção. Os dois começam a se conhecer melhor e “juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas” (eu adoro essa frase!).

Quero dizer que é difícil resenhar livros que gostamos muito, pelo menos para mim. Sinto medo de não conseguir expressar na resenha desse livro o que eu realmente senti lendo e então passar uma opinião errada. Mas vamos lá...

John Green vai narrar à história através da Hazel. Com uma narrativa leve e deliciosa de ler, consegui rir e chorar ao decorrer do livro. A cada página que virava curtia o livro
cada vez mais e não queria que ele acabasse, pois achava que já sabia o final.

O livro já começa com o autor dizendo que é uma história fictícia e dedicando-o para Esther Earl, sua amiga e fã de seu trabalho, que faleceu devido ao câncer. Me surpreendi em certos momentos e me emocionei em outros. Alguns podem até dizer que o livro apresenta alguns clichês de romance adolescente, mas o autor apresenta a história de um modo tão divertido e, em minha opinião, diferente, que faz o livro ser inovador.

John Green consegue combinar romance, comédia e drama em um livro de tirar o folego e de se emocionar pela incrível história de Hazel e Gus, nos fazendo refletir sobre a vida e o amor.

Lendo críticas incríveis e positivas não só sobre esse livro mais também sobre o autor, tive ainda mais vontade de ler suas outras obras, pois posso dizer que “A Culpa é Das Estrelas” é um dos meus livros favoritos. Está super recomendado!

Nota:(5)

10 comentários:

  1. Oi! Tô lendo o livro, e tô muito empolgada, pois só ouvi coisa boa a respeito. Espero não me decepcionar.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste!!! Boa leitura!!! :D

      Excluir
  2. Quero muito ler este livro, e tu fez com que eu sentisse mais vontade ainda...
    ~correr pra comprar~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D que bom, que bom!!! corre mesmo HAHAHA

      Excluir
  3. Já estava louca para o ler o livro pois fiquei apaixonada com a capa e o título... agora estou mais louca ainda.
    Ainda hoje passei em uma livraria e morri de vontade de comprar o livro, mas tive que comprar outro :/
    Parabéns pelo blog!
    Beijos ♥
    Let It Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!!! Quando tiver oportunidade compre!! ;)

      Excluir
  4. Eu quero muito esse livro. Infinitamente eu quero. Sendo que estou participando de uns trocentos sorteios para conseguir. É uma história muito linda, comovente e espero muito que me conquiste.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Murilo, pra que fazer isso?! EU QUERO MUITO! Me deixou com mais vontade. Huehuehue Ótima resenha, parceiro. Continue assim!

    Beijocas!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou conseguir ele emprestado, tô morrendo de vontade de lê-lo!!

    ResponderExcluir