12 de outubro de 2012

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Edição: 2/2012
Número de páginas: 223

O livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
...

Há alguns meses atrás eu não fazia ideia da existência desse livro, com a divulgação dos pôsteres e imagens da adaptação para o cinema, comecei a me interessar no filme e fui descobrindo um pouco mais do livro. Então, quando saiu o trailer do filme (assista aqui) me apaixonei de cara com a história e na hora queria o livro, mas... a editora Rocco parou a produção do livro (isso no começo do ano) e só iria relança-lo em Outubro! Esperei, esperei e esperei, então por sorte (ou milagre) consegui comprar meu exemplar no final de Setembro e logo comecei a ler.

A história se passa entre 1991/1992, e é contada através de cartas escritas pelo personagem principal, Charlie, para alguém que inicialmente não fazemos a menor ideia de quem é. Nas cartas Charlie vai contar seu dia-a-dia, como é na escola, como é fazer novos amigos e como tudo está acontecendo depois da morte de sei amigo. Charlie viverá experiências incríveis ao lado de Sam e Patrick, seus novos melhores amigos e da sua família.

Se pudesse resumir esse livro em apenas uma palavra, seria sinceridade. Desde a primeira
pagina que li, até a última, me senti conectado com o livro, com as personagens e com a história. Tudo o que acontecia e era explicado pelo Charlie, me parecia completamente real e sincero.

Uma história de se surpreender, mas calma! Não leia o livro achando que será um romance lindo em que você vai chorar no final e pronto. Esse livro (pelo menos comigo), não me fez chorar (e olha que sou emotivo), esse livro me fez pensar. A cada acontecimento e pensamento de Charlie eu simplesmente refletia, pensava na minha vida, nos meus amigos, na minha família e no que esta acontecendo ou vai acontecer comigo. Esse livro realmente mexeu comigo (no bom sentido)!

Realmente não sei mais o que falar desse livro, espero ter passado um pouco do que senti com essa extraordinária leitura, esse livro eu não só recomendo como obrigo todos vocês a lerem (brinks HAHA)!

Estou super ansioso para ver o filme! Porque além de ser constituído por atores muito bons (Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller), é a adaptação de uns dos meus livros favoritos!

Nota:(5)

21 comentários:

  1. Ah eu quero muito ler esse livro, muito mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queira mesmo HAHAHA! Vale muuuito a pena!!!

      Excluir
  2. Esse livro tem uma história fantástica e estou ansiosa para ler o livro e claro assistir ao filme.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não vejo a hora de ver o filme!!! :D

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha Mu, tava com saudades de passar por aqui.
    Esse livro que já é filme parece ser, como dizer, daqueles que você não pdoe deixar de ler não é?! kkk
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHSUSHUA isso mesmo Poli! Não pode deixar de ler!!! ;)

      Excluir
  4. Acabei de ver o trailer e tipo assim *oo* Quero esse livro agora! "mamãe hora de me dar mais um presentinho!" husahuhauhsuh'
    Ta parei... :/
    É.. ótima resenha! ;DD '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. USHUAHS valeu cindy, quando tiver a oportunidade leia-o! HAHA ;)

      Excluir
  5. Murilo que livro é esse?! Amei! Preciso tê-lo em mãos! Ótima resenha, parceiro! Verei o filme, com certeza! *-*
    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu parceira! É um livrinho que agora esta dando o que falar por causa do filme, mas é incrível! ;)

      Excluir
  6. Já ouvi muitos elogios em relação ao livro e me parece ser muuuito bom. Ai eu gosto de me emocionar e de pensar ao mesmo tempo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse parece maravilhoso, quero muito lê-lo e então assistirei o filme *-*
    ótima resenha!

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  8. Necessito ler esse livro urgentemente! Acho q vou pular alguns da minha lista e adiantá-lo... kkk

    ResponderExcluir
  9. Poxa, todo mundo fala super bem desse livro. Na verdade, eu só vejo gente apaixonada por esse livro!!!!!
    Livros que fazem refletir, além de entreter, são ótimos! Você conseguiu passar bem o que você sentiu ao lê-lo.
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lia!!! Nossa que bom que gostou da resenha! Pelo que eu vi, vai ter uma nova edição com a capa do filme lançada esse mês! Corre compra HAHAHAHA :D

      Excluir
  10. Estou doido para ler esse livro porque como você disse ele faz as pessoas pensarem , eu adoro livros que transmitem essa ideia de comportamento e etc,. mostram que são livros sábios !

    euvivolendo.blogspot.com ( retribui o comentário e a seguida ? )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Gabriel. Bela definição desse livro!

      Excluir
  11. Meu livro favorito <3 não tenho nem palavras pra expressar o que ele significa pra mim

    ResponderExcluir