18 de janeiro de 2013

Resenha: Odd e os Gigantes de Gelo

Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Edição: 1/2011
Numero de Paginas: 128


Neste conto do premiado autor Neil Gaiman, inspirado na mitologia nórdica, o leitor acompanhará as aventuras do menino chamado Odd, que vive num vilarejo na antiga Noruega e tem sérios problemas com a sorte. Para fugir das piadas dos vizinhos, ele pensa em se refugiar na floresta e acaba se envolvendo numa jornada incrível em uma terra de deuses, gigantes e magia.


Com vontade de ler algo do autor Neil Gaiman, não resisti em comprar o livro pelo submarino, quando vi a capa e li a sinopse (e vi o preço), acabei comprando o livro e apesar de ser um infanto-juvenil bem infantil, não me arrependo nem um pouco.

O livro narra à história de Odd, um menino que perdeu o pai em um acidente e teve os ossos de sua perna esmagados por um tronco de arvore, por isso manca. Odd vive com a mãe, o padrasto e seus meio irmãos. Por viver em um pequeno vilarejo na Noruega, no inverno todos ficam em um grande salão para se proteger do frio. Mas desta vez o inverno está demorando para acabar, e se não acabar logo as pessoas não terão como plantar e como voltar para suas casas. Mas Odd acaba descobrindo o porquê do inverno não acabar, quando encontra uma raposa, uma águia e um urso.

Neil Gaiman nós da uma valiosa lição com esse conto. Fiquei encantado em como o autor fez de algo simples uma historinha fantástica. Com uma narrativa impecável, e acontecimentos simples, o livro nos faz viajar para outro mundo.

Esperava um pouco de ação na história, mas não tem. Esperava até um pouco de romance, mas também não tem. E por isso não gostei. Espera um pouco.... eu gostei sim, e muito. Mesmo depois de começar o livro esperava essas coisas, mas o autor conseguiu me surpreender e criar um conto onde nem sempre o que esperamos é o que vai acontecer. E que sempre tem outro jeito de resolver os problemas sem usar violência (viram como aprendi com a leitura haha).

A leitura é rápida, flui que é uma beleza, as ilustrações no decorrer do livro são muito bonitas e ajudam bastante a criar tudo que está se passando no livro, em sua cabeça (Brett Helquist, o ilustrador, fez um ótimo trabalho). Também quero chamar a atenção pela bela edição que a editora fez, um livrinho que teria dó de dar para uma criança ler, com medo de ela destruí-lo.

Muitas resenhas e sinopses do livro relatam algo na história que pode ser considero um spoiler. Por não ter tido conhecimento disso antes, me surpreendi, e gostei dessa surpresa. Então decidi não falar aqui para vocês. Mas posso dizer que, estava esperando algo completamente diferente do que iriam ser os gigantes de gelo.

Recomendo muito este livro pra quem quiser ter uma leitura rápida e muito agradável, até para crianças de seus 10 á 12 anos, que gostem de ler e querem se aventurar com Odd aprendendo uma lição no final. Mal vejo a hora de ler outro livro do autor (o que mais quero ler dele é “Stardust - O Mistério da Estrela”, que tem até filme).

Nota:(4)




7 comentários:

  1. Adorei a resenha! Sou louco pra ler algum livro do autor, mas nunca sobrou oportunidade. Quem sabe esse ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA tente mesmo ler Fer! A escrita dele é muito boa!!!

      Excluir
  2. Que amor Murilo! Vi que você falou deste livro na Caixinha de Correio e achei ele muito fofo. Vou procurar para fazer a leitura! Adorei a resenha, parceiro! Parabéns, viu?

    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tainara!!! É uma leiturinha bem light, mas vale a pena!!! ;)

      Excluir
  3. Olá!

    Que resenha ótima! Estou com muita vontade de ler algo deste autor, fiquei curioso quando você falou um pouco sobre este livro no vídeo. A história parece ser uma graça, quando tiver oportunidade irei ler sim. Gosto MUITO de livros infanto-juvenil, ainda mais com ilustrações...

    Abraços,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adoro ilustrações!! Crianças Forever!! huahsuahsuash Valeu David!!!! :D

      Excluir