23 de janeiro de 2013

Resenha: Resident Evil Retribuição

Autor: John Shirley
Editora: Record
Edição:  2012
Numero de Paginas: 304


A Terra está devastada por zumbis e aberrações geradas por mutações do T-vírus. Para sobreviver à nova realidade global, Alice luta ao lado de sobreviventes de um movimento de resistência e reencontra velhos conhecidos na contínua batalha contra a Umbrella Corporation e os mortos-vivos.




MEU NOME É ALICE...Trabalhei para a Umbrella Corporation em uma instalação de alta tecnologia secreta chamada Colmeia. Era um laboratório, desenvolvia armas biológicas experimentais. Houve um incidente, um vírus escapou e todos morreram. O problema foi que... eles não continuaram mortos.Este foi o começo de um apocalipse que assolaria o mundo todo.Alguns poucos sobreviventes procuraram segurança em um navio chamado Arcadia. Pensávamos ser um porto seguro.Achávamos que estaríamos livres da infecção. Mas estávamos errados.Mais uma vez, a Umbrella Corporation nos enganou. E mais uma vez meus amigos e eu nos vimos tendo que lutar para sobreviver.Meu nome é Alice. E esta é minha história...... a história de como eu morri

A novelizasão Resident Evil Retribuição foi à transcrição perfeita do roteiro do filme para as paginas do livro. John Shirley, responsável no desenvolvimento da obra, foi fiel ao material que tinha em mãos, tomando apenas a liberdade de acrescentar aonde a história possuía lacunas.


Tanto no livro quanto no filme, Alice (nossa heroína) está abordo do navio Arcádia junto com alguns sobreviventes da raça humana. O navio está sendo atacado pelas naves V-8, comandados pelos mercenários da Umbrella Coporation, ou o que restou dela.  Um desses mercenários é uma velha amiga, Jill Valentine, controlada por um escaravelho preso ao seu tórax. Alice é atacada, mas a mesma revida causando a explosão de uma das aeronaves. Uma parte dos destroços é lançada contra ela, atingindo-a fortemente, causando sua queda inconsciente no mar.  


Aquele final era demais para suportar, pensou em sofrimento.Mais fácil deixar as pulsações diminuírem, diminuírem...Muito mais fácil apenas se deixar à deriva afundando, afundando...Meu nome é Alice. E esta é a minha história...... a história de como eu morri. 


Nossa heroína desperta em uma sala branca octogonal com o símbolo da empresa incrustado no chão. Ela estava à mercê deles, e agora teria de fazer de tudo para escapar dali.  

Narrado em terceira pessoa, John Shirley aproveitou para explorar alguns personagens nem tanto explorados no filme. Essa vale até para alguns personagens que nem existiam no roteiro. Acho que essa decisão foi um dos pontos altos da história, já que se mantivesse o foco somente na protagonista, a trama corria o risco de ficar enjoativa: Alice tentando escapar, Alice matando zumbis.

Movido a ação, o livro é recheado de cenas de luta, que são meticulosamente descritas, a sensação era de estar assistindo a UM FILME. Pena que a história só fique nisso e tenha pouco aprofundamento, essa mesma AÇÃO deixa os acontecimentos corridos e superficiais.


O autor poderia ter aproveitado a moda das distopias, e ter desenvolvido Residente Evil Retribuição: A Novelização com um pouco de engajamento social, já que o material que o autor tinha em mãos favorecia. Pena que não foi usado.


Contudo, RER é um livro bom para quem curte ação com cara de distopia?! A leitura é rápida, e não é preciso conhecer RE (tanto jogo, quanto os filmes) para entender a história. O autor faz um breve resumo no início situando o leitor na trama.


"Ela sabia, de algum modo, que a mordida disseminava uma espécie de infecção- e matava, depois ressuscitava, mas o que se esguia não tinha alma, era voraz e só existia para se alimentar de carne humana. Era uma paródia invertida e diabólica da ressurreição de Cristo. O contrário de um salvador, erguendo-se..."Residente Evil - Retribuição
Pag 43

Nota: (3)

   


18 comentários:

  1. Eu nunca assisti, mas joguei Resident Evil!
    Muito louco! rs
    Agora tô amando The Walking Dead vc conhece?
    Bjs
    Dá uma passada lá no blog está rolando uma promo!
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, conheço TWD sim e adoro!!!
      Valeu pelo comentário.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá :)
    Eu já assisti os filmes, mas não tive oportunidade de ler ainda.
    Eu acho bem interesante, apesar de não ter esse fascínio pelo tema rs
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Preciso ler... até por que há quem não acredite em mim, mas eu não assisti nada de Resident Evil! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muito bom o post! ;)
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Olha assista! Eu acho legal, pra mim a história faz sentido etc. Mas só vc vendo mesmo para ver se gosta!
      Abraços!!

      Excluir
  4. Aqui na praia consegui entrar um pouco na net para poder ler a resenha! E mais uma vez arrazou Felipe! Parabéns, muito bom!!! :D

    ResponderExcluir
  5. Nunca assisti e pouco joguei Resident Evil, então pouco me interessaria pelo livro. O importante de sua resenha é que mesmo mostrando o quanto você gosta de RE, soube dizer o que te deixou incomodado.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  6. Ai, socorro! Adorei! Amo Resident Evil, já vi todos os filmes e preciso urgente, desse livro! Muito boa a resenha, Felipe!
    Passa lá no Foolish?
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! Achei uma outra pessoa que adora os filmes. Precisamos conversar shaushuahus! Abraços!

      Excluir
  7. Nossa, esse filme é péssimo, eu não vou ler o livro.
    Gosto dos jogos de RE, e esse filme só serviu para ver meu personagem favorito (Leon) apanhar feito um cachorro. >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes RE ou vc adora e vira fã ou detesta, e continua detestando! Shaushuahsu.
      Não sou fã dos jogos ( na verdade, não gosto de games) adoro o filme por causa da personagem Alice!
      hahaah mais valeu o comentário!

      Excluir
  8. não acredito que eu não sabia que tinha livros de RE o_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil esse é o primeiro! Nos EUA tem de todos os filmes, menos do quarto, e outros baseados nos jogos!

      Excluir
  9. Eu lembro da minha surpresa quando achei este livro na Saraiva algumas semanas atras, eu já sabia que existiam livros de Resident Evil mas nunca pensei que eles um dia chegariam aqui no Brasil.
    Como o livro é baseado no filme, creio que irei assisti-lo primeiro e depois comprar o livro.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. AMO Resident Evil, é muito foda, nunca li, é =/
    Mais sou fã dos filmes e jogos, pela história me parece uma ótima hora para começar a ler, rsrs

    Abraços, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir