5 de março de 2013

Resenha: Foras da Lei

Autores: Neil Gaiman, Nick Hornby, Jonathan Safran Foer, Clement Freud, Lemony Snicket
Editora: Cosac Naify 
Edição: 1/2012
Número de Páginas: 224


O título é de perder o fôlego: "Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras, quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho". O mesmo vale para a seleção dos autores, alguns dos mais celebrados escritores norte- americanos da atualidade: Neil Gaiman, Nick Hornby, Jonathan Safran Foer, Clement Freud e Lemony Snicket, entre outros.

Fui atraído pela capa desse livro, vários nomes em diferentes fontes que me fizeram pegar o livro e tentar saber um pouco mais sobre. Vi que o livro não era um romance, e sim um livro de contos, que conta com a participação de vários autores bem famosos e aclamados pela critica. Como nunca havia lido um livro de contos antes, resolvi dar uma chance.

O livro conta com contos de autores como  Neil Gaiman,  Jonathan Safran Foer, Nick Hornby entre outros, incluindo uma introdução do Lemony Snicket. Todos os contos presentes no livro não são normais, todos tem ilustrações e vão tratar de assuntos fora do comum.

Começo falando que, com esse livro, percebi que livros de contos não são os meus favoritos. Toda vez que acabava um conto, ficava com preguiça de ler o próximo. Descobri que prefiro histórias mais compridas de começo meio e fim (em um único livro ou série).

Os autores escrevem muito bem, isso não posso negar. Só acho que as histórias da maioria deles eram muito sem noção, fazendo com que eu perdesse o interesse na leitura rapidamente. Mas dos 11 contos presentes no livro, 4 são a salvação (Pequeno País, Lars Farf, As Competições de Cowlick e O Sexto Distrito, a introdução de Snicket também é bem legal).

Os contos não foram escritos exclusivamente para esse livro, tem contos bem antigos e atuais. Na minha opinião isso pode ter prejudicado a leitura, já que acho que um livro de conto com ligações entre cada um, seria mais interessante.

Todas as ilustrações do livro são muito bem feitas e a edição está impecável. Para conseguir dar um nota final para esse livro, dei uma nota individual para cada conto e fiz uma média. Esse livro não foi uma total perda de tempo, além do mais meu conto favorito foi o ultimo, o que deu uma sensação de que valeu a pena, mas a maioria dos outros contos não acrescentaram nada para mim.

Nota:(3)

4 comentários:

  1. Uma pena que só a introdução tenha sido do Lemony Snicket, se tivesse algum conto dele, acho que você teria gostado bem mais do livro! hahahah
    Esse também não é meu estilo favorito, mas adorei a capa, acho que chama muita atenção, ainda mais com esse título enorme, hihi.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louco para ler algum livro do autor!
      Beijos ;)

      Excluir
  2. Nossa sempre ficava de olho nesse livro quando via em sites e derivados, talvez por causa da capa também. rs Minha primeira experiência com o Neil Gaiman um dos autores deste livro não foi das melhores, me decepcionei horrores e agora estou com trauma de ler mais alguma coisa dele. Sobre o fato de ser um livro de contos realmente às vezes a gente cansa, mas minha primeira experiência (to cheio de experiências hoje) com livros de contos foram ótimos afinal eu li um do Dino Buzzati divo eterno. <3
    Abraços.
    Manu, Blog Cereal Things.
    http://cerealthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, preciso ler o livro dele para mudar minha 1ª experiencia com contos. HAHA valeu Manu,
      Abraços!

      Excluir