17 de março de 2013

Resenha: Malícia

Autor: Chris Wooding
Editora: Geração Jovem
Edição: 1/2012
Numero de Páginas: 430

Segundo uma lenda urbana, existe uma revista secreta, Malícia, sobre um mundo macabro repleto de armadilhas e horrores, supervisionado por Jake Gigante, um sinistro mestre-de-cerimônias. Dizem ainda os boatos, que os adolescentes que aparecem na revista são pessoas reais, desaparecidas do nosso mundo e aprisionadas nos quadrinhos, vítimas das provações mortais de Jake Gigante.



“Jake Gigante me leve embora... Jake Gigante me leve embora... Jake Gigante me leve embora... Jake Gigante me leve embora... Jake Gigante me leve embora... Jake Gigante me leve embora.”

Malícia vai contar a história de Seth e Kady, dois jovens com almas rebeldes vivendo em uma sociedade regrada e apegada ao conformismo do cotidiano. Recentemente um amigo dos dois, Luke, desapareceu misteriosamente. Seth suspeita do que poça ter acontecido, por isso ele e Kady decidem investigar por conta própria. Luke antes de desaparecer havia feito um ritual, invocando o Jake Gigante, uma criatura maligna, na tentativa de ser levado para dentro de Malícia, uma revista em quadrinhos de publicação misteriosa, e depois disso ninguém mais o viu. Seth decide fazer o mesmo ritual, para saber se os “boatos” são verdadeiros. Mas o que ele e Kady não sabem é que Malícia é um reino perigoso, onde o simples ato de respirar, já é um ato de sobrevivência.

Fui magicamente tele transportado para dentro da estória de Malícia, inicialmente Chris Wooding aparenta ter um escrita indiferente, desapegada aos dramas dos personagens. Mas à medida que a estória cresce percebemos que tudo faz parte da lógica do autor em criar personagens mais focados e determinados, a única falha é que em algumas partes essa característica parece não convencer.   

A utilização dos quadrinhos no livro contribuiu bastante na criação da trama, além de ajudar o leitor a entender um dos por quês do livro, ajudou também na visualização de como Malícia se parece realmente. As ilustrações só pecam nos balõezinhos das falas dos personagens, que acabam sendo genéricas demais, tornando-se desnecessárias.

Existe um grande problema com os personagens desse livro. As suas intenções não são as que realmente parecem ser. Um exemplo é o motivo de Seth ir para malícia. Eu acabei ficando na duvida se o garoto queria vingar o amigo, ou fugir do futuro que o aguardava, o de se tornar um adulto frustrado e amargurado igual ao pai.

Chris vai deixando diversas pontas soltas na história, que possivelmente serão esclarecidas na continuação já intitulada Caos. Até a onde sei, o autor está escrevendo ou escreveu uma trilogia, apesar de eu achar que existe uma possibilidade se tornar uma série.

Malícia é um livro misterioso, cheio de surpresas, quase real, a ponto de dar medo de ler uma determinada frase, na possibilidade do Jake gigante aparecer.


Nota:(5)


6 comentários:

  1. Gostei bastante do livro, mas essas coisas que mencionou do personagens vou ter que descordar, achei até que foram bem descritos. Para mim Seth foi para Malícia saber do amigo, sua intenção não era fugir, mas vamos combinar que uma coisa levou a outra. Estou aguardando ansiosa a continuação espero que a editora lance logo (: Ótima resenha.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... E eu continuo achando a mesma e discordando de vc... Ele não me convenceu das suas reais intenções...
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Felipe!! Não conhecia esse livro mas já adorei *-* 5 estrelinhas já me conquista de cara! Vou procurar saber mais sobre ele...
    http://foolishhappy.blogspot.com/
    Passa lá?
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tai! É um livro surpreendente. Tenho certeza que vc vai adorar...
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiee
    Já tinha lido algumas resenhas dele e já estava super curiosa. Pra ganhar 5 estrelas realmente deve ser O livro. A capa dele é bem misteriosa, linda demais ♥ Adoro quando os livros tem ilustrações..rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dry... eu achei um ótimo livro, na verdade uma série que promete bastante!
      Beijos!

      Excluir