13 de março de 2013

Resenha: O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo

Autor: Bento de Luca
Editora: Novo Século
Edição: 1/2011
Numero de Paginas:  304

Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança. 


´“Use o tempo ao seu favor. Nenhuma besta conseguirá ferir o que ela não puder tocar”.

O Príncipe Gato é uma aventura escrita pelos primos Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida, que atendem pelo pseudônimo de Bento de Luca. O livro narra à história do Gato, príncipe regente de Marshmallow (dimensão paralela a nossa) que através de um buraco de minhoca surge no parque Trianon em São Paulo, na busca pelo único objeto capaz de salvar seu mundo que está prestes a ter um fim: A Ampulheta do Tempo. Na sua jornada por nosso mundo, seu caminho se cruza ao de Hugo, um jovem que está na luta contra uma doença terminal. Assim, o rapaz resolve ajudá-lo a encontrar a ampulheta. Mas nessa aventura o jovem e o felino recebem uma ajuda extra, um tanto inusitada, Eleanor, um ratinho com um QI altíssimo. Assim os três terão a mesma missão, encontrar a Ampulheta do Tempo antes que o mundo de Marshmellow chegue ao fim.

Como já disse anteriormente, o livro foi escrito por dois autores, e quando a história é escrita dessa maneira, há certa preocupação com a narrativa, se difere de um escritor para o outro, ou não. Os dois autores dão bastante atenção a esse aspecto, eles conseguem deixar a escrita coesa e coerente. Não consegui notar diferença nenhuma.

A narrativa é leve e harmonizada. Permitiu que minha leitura fluísse bem depressa. Narrada em primeira pessoa, os capítulos se alternam entre os personagens Hugo, o Gato, e uma pequena participação de Eleanor (que desde o momento em que apareceu na história, me encantou profundamente). As cenas de ação poderiam ser mais detalhadas e elaboradas, nesse quesito a estória corre um pouco.  

Achei a trama bem bolada, já que se passa em São Paulo, e o nome do mundo do Príncipe Gato, Marshmellow, não poderia ser mais original! O perfil dos personagens é construído com o desenrolar da história, permitindo ao leitor ir aos poucos formando seus conceitos de cada um.
O livro é descontraído e animado, a todo o momento dei boas gargalhadas, apesar de ter uma tênue pincelada de drama. Realmente Bento de Luca escreveu uma super aventura que promete conquistar vários leitores pelo Brasil, prova de que nosso país tem ótimos escritores de fantasia (vamos apoiá-los).


Um Gato astuto, um jovem dramático, um rato sábio. O Príncipe Gato é um livro de fantasia, que embarca o leitor na aventura em busca da Ampulheta do Tempo, mesmo que isso custe...

“Não importa o tempo, nem à distância. Eu atravessarei as muralhas da morte. Em um mar de inimigos mergulharei. Declararei guerra ao vento se preciso for. Pois saiba, eu estarei lá quando você me chamar.”


Nota: (5)

2 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa fiquei morrendo de vontade de ler esse livro agora sinceramente , eu sempre tive vontade né mais nunca me interessei de fato mais agora sim , vou procurar lê-lo , beijos :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Vale muito a pena pra quem curte aventura e fantasia, ainda mais que esse ano sai o segundo livro: O Príncipe Gato e a Flor Cadáver.
      Abraços,

      Excluir