5 de maio de 2013

Resenha: Ainda não te disse nada

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Edição: 1/2011
Número de Páginas: 236

Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...


“Olha, saiba você que... - Ela se segurou para não chorar na frente dele- Não vai ter carta nenhuma, de ninguém para mais ninguém” Pág.13

Marina é uma estudante de moda, seu maior sonho, como de qualquer um que faça o curso, é tornar-se uma famosa estilista. Para seu sustento na cidade grande (São Paulo), a jovem trabalha em uma agência de correios, e a noite estuda. Com o pouco tempo que sobra de seu dia, Marina visita diariamente uma livraria onde ela mata o tempo lendo alguma revista de moda famosa enquanto lancha no café do estabelecimento. Suas melhores amigas, Thais e Francesca, também estudantes de moda, fazem da vida de Marina, menos solitária.  Em uma de suas idas a livraria Marina conhece uma moça que atrai sua atenção por estar escrevendo uma carta, a moça conta sua história e diz ser um Anjo Carteiro (uma pessoa contratada para corresponder-se fingindo ser alguém). Ironicamente uma das cartas, da “Anja Carteiro”, cai nas mãos de Marina, devido o falecimento da remetente. Marina envolvida com o conteúdo da carta sente-se na obrigação de continuar o que a outra começou. Assim de vinte a vinte e cinco dias, ela se corresponde com um homem chamado Heitor, já idoso, reside em um lar de repouso na cidade do Porto em Portugal. Então Marina se passa por Milena (o grande amor de Heitor) entre juras de amor, Marina se apaixona “a primeira escrita” e se vê em uma situação, que nem mesmo ela sabe como contornar.

 “Duvidas, duvidas e mais duvidas! Marina encheu-se de coragem. É minha missão. A carta Não caiu pra mim por acaso. Vou levar adiante. Esse amor merece que eu continue.” Pág.104

 O romance é narrado em terceira pessoa, mas com o foco na vida de Marina e os desenrolares do seu dia-a-dia. Maurício, nas primeiras paginas, consegue fazer com que o leitor venha a se interessar pela estória talvez incerta, mas promissora, dominando um dinamismo que se estende até a última pagina, a leitura flui com leveza e simplicidade, você devora o livro, e só para quando realmente se sente satisfeito, ou seja, no final.

Maurício deixou seus personagens bem caracterizados, a menina bonita, as amigas engraçadas, a família alto astral, o cafajeste, e claro, o príncipe encantado. Em momento algum, nota-se a existência desnecessária dos personagens, todos eles, de alguma forma, mesmo que indireta, contribuem para a soma total, e todos possuem uma função instintiva nos acontecimentos. Confesso que estou até agora rindo de Thaís e Fran, a melhores amigas de Marina, elas fazem bem o papel das amigas doidas e engraçadas.

O final era uma grande incógnita, eu fiquei na duvida se o autor usaria o famoso clichê dos romances ou criaria algo que fosse surpreender o leitor no final. Para alegria geral, ou apenas minha, ele preferiu apostar na segunda opção, e claro, ficou excelentíssimo. Pena que deixa a gente com aquele gostinho – Por favor, escreve mais duzentas paginas?!
 
 “Divirta-se, hoje, seu dia, e depois leia com todo amor que há dentro de você. Não faça como eu fiz. Não deixe de ir atrás de quem você ama até encontrá-lo. Não abra mão da coisa mais importante que você pode dedicar a alguém: o amor verdadeiro. Seja feliz, porque você merece.” Pág.228


 Nota:(5)



18 comentários:

  1. Eu sempre ouvia falar que esse livro era bom e tudo mais, só que nunca tinha lido uma resenha dele e fiquei realmente curiosa.
    A temática parece ser muito boa, eu já vi pessoas se apaixonando a primeira vista, mas a primeira escrita....
    A capa desse livro é linda demais e eu fiquei realmente curiosa a respeito do livro *o*

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro a um tempo e amei s2
    Espero que o Mauricio lance mais livro nesse contexto .
    Beijo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que ele já lançou...
      Beijos!

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, apesar de já ter visto algumas obras do autor. Agora fiquei curiosa com o final, não sei se ficaria feliz com ele, as vezes gosto de um bom final clichê rsrs

    ResponderExcluir
  4. Que livro é esse que eu nunca vi? *-*
    A capa é linda, a temática é diferente o que torna minha vontade de ler maior ainda! Fiquei curiosa para saber o final dessa história! Para ter recebido 5 estrelas deve ser muito bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  5. Já ouvir ótimos e maravilhosos comentários sobre o autor, ainda não li nada dele, mas depois da sua resenha eu fiquei super instigada. Espero que ele continue escrevendo livros e um dia eu possa comprar algum.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito bom! Na verdade, todos os que li do Maurício me agradaram muitíssimo. Ele escreve de uma forma muito envolvente que quando você percebe, o livro já acabou! Digo isso porque os dois livros que li dele, li em apenas um dia!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nenhum livro do autor, mas ouvi falar muito bem de seus livros gostaria muito de ler esse livro, pois é sempre bom ler livros nacionais, que mostram que nossos autores possuem muita capacidade de escrever livros maravilhosos.

    ResponderExcluir
  8. OMG, 5 estrelinhas não é pra menos, né? Que livro mais lindo esse! Vocês já leram O Rosto Que Precede o Sonho? Gente!! Não sei qual dos dois é o meu preferido! Parabéns pela resenha, Felipe! Esse é um dos meus livros nacionais preferidos! (E não vejo a hora do Maurício lançar mais um).

    XOXO
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Do autor, eu já ouvi falar do livro O Mundo de Vidro e me apaixonei. Agora ao ler a resenha desse livro me deixou ainda mais doida para ler os livros dele.
    Eu, por ser uma romântica incurável, amei a temática desse livro, amei a capa... Amei tudo.
    Agora sou obrigada a procurar o livro para comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Imagino então como tenha sido o final, as vezes gosto que um livro me surpreenda, porém as vezes ele me surpreende tanto que eu acabo ficando brava!
    Gostei bastante do livro, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  11. Acho q é fundamental um livro fluir e ter dinamismo prendendo o leitor, como é o caso desse livro!
    Ja vi varias pessoas falando bem sobre os livros dele e sobre o autor!
    Temos quase o msm sobrenome!

    Apesar d simples, gostei da capa!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Que resenha ótima. Fiquei super curiosa pra ler o livro.
    Lembro que na época do lançamento participei de todas as promoções possiveis e não consegui ganhar nenhuma... rsrs :-(
    Adorei principalmente saber que o livro tem um final meio que surpreendente e deixa a gente com um gostinho de quero mais...

    Bjok

    ResponderExcluir