9 de julho de 2013

Resenha: Invasão - A Noite em que as Estrelas Cairam

Autor: Vanessa Bosso
Editora: Publicação Independente
Edição: 2013
Número de Páginas: 260


A Terra está prestes a ser invadida pelos Reptilianos, uma raça hostil e incontrolável. A missão de Alena é simples: eliminar a ameaça da face do planeta.



Conciliar uma narrativa fluente em uma estória de ficção científica não deve ser tarefa fácil para um autor, principalmente se o mesmo for utilizar termos e nomes pouco usuais da grande massa como é de costume do gênero. Mas Vanessa Bosso, uma autora com diversos livros publicados, demonstra sua experiência e maturidade ao reger com maestria os quesitos citados sem cair no erro do didatismo como acontece com outros autores que vagueiam pelo gênero.

 Em A Invasão, primeiro livro de uma trilogia, Alena é uma agente especial do governo, treinada desde pequena para matar extraterrestres que tentam dominar o mundo, o mais comum e até especifico é a raça dos Reptilianos, seres humanóides com cerca de dois metros de altura, pele esverdeada e escamosa, olhos amarelados e sem pálpebras visíveis e pupilas em fenda vertical. São conhecidos por serem destruidores de mundos e aparentemente estão na Terra para o mesmo; destruí-la.

Nesta guerra contra os “lagartos gigantes” o Governo Mundial e unificado conta com a pequena ajuda de outra raça alienígena, os Grey, os famosos baixinhos cabeçudos e cinzentos, dotados de uma inteligência avançadíssima em comparação à terrena, fornecendo tecnologia na confecção de armamentos.

 “A Visão Biônica, como foi batizada a invenção, é resultado da colaboração entre cientistas humanos e os baixinhos cinzentos denominados Grey.”

A caçada contra os reptilianos acontece pelo mundo todo, ainda mais depois da descoberta de uma iminente invasão. Alena e seus amigos estão atônitos, e conforme os dias passam as coisas só pioram, pois onde há guerra existe o caos, e Alena se verá em meio de um que mudara completamente sua vida pra bem ou pra mal.

É engraçada a forma que autora apresenta sua personagem principal, uma jovem forte, determinada e destemida, que estoura miolos de aliens pelo mundo todo sem dó nem piedade, mas essa postura rígida e valente se desconstrói com o decorrer da trama, conforme os conflitos internos da mesma vão aflorando, sua segurança e confiança esmorecem, tornando totalmente dependente de vínculos, amigos, pai e amor. Diferente de outros livros onde o herói ou a heroína cresce durante a história, Alena se vê cada vez menos potente para guerra. Senti como se a autora quisesse dizer que a personagem ainda não era a ideal para enfrentar o que está por vir.

A Invasão começa com o fôlego necessário para uma trilogia, a autora explora veemente a ação, sem exagerar nas doses de drama e romance, tornando o cenário apático, típico de filmes de sci-fy, em algo envolvente e conquistador.


Nota: (5)
 

2 comentários:

  1. Felipe, arrasou na resenha! Uau, até eu fiquei com vontade de ler pela milésima vez! KKKKKKKKKKKKKKKKK, super obrigada, amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Que resenha show! Eu sei que sou suspeito a falar, mas os livros de Vanessa Bosso surpreendem em todos os quesitos! Amei a resenha! Os outros dois livros da série são tão bons como esse, grandes aventuras lhe aguardam! ;)

    ResponderExcluir