27 de setembro de 2014

Resenha: Um Porto Seguro

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Edição: 1/2012
Número de Páginas: 414

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Fazia muito tempo que tinha este livro. Me lembro bem de ter assistido o trailer do filme e me interessado muito na história. Comprei ele online mas outros livros foram passando por sima deste e acabei deixando ele para trás. Um bom tempo depois, me veio uma vontade de ler romance, e como iria deixar passar essa vontade sem ler Nicholas Sparks?

O livro conta a história de Katie, uma mulher que se mudeou para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, fugindo de seu passado. Alex é um homem que tem dois filhos e perdeu a mulher a um tempo atrás, e acaba se interessando em Katie. Os dois vão tentar ficar juntos, mas os segredos de Katie podem voltar e prejudicar seu presente.

Primeiramente, eu sei que tem muita gente que não gosta de romance e que não suporta o Nicholas Sparks. Mas uma coisa não podemos negar, ele sabe como escrever. A narração em terceira pessoa nos envolvia e era rica em detalhes, e os diálogos entre as personagens são impecáveis. Digo isso porque as falas não parecem "boladas", parecem respostas e reações de pessoas reais e apenas reescritas pelo autor.

No começo do livro o que nos prende na história (além da escrita de Sparks) é o mistério para sabermos o que aconteceu com Katie. Porque ela está fugindo? De quem ela está fugindo? Todas essas perguntas são respondidas até a primeira metade do livro, e por algumas páginas, vamos ter uma narração de um relacionamento (o que pode ser um pouco entediante). Mas, lá pela página 250/300 entra um personagem que parece mudar as coisas, mas isso não acontece de primeira, só no final do livro. Achei que alguns capítulos foram massantes demais e repetitivos.

O mais legal do livro foi que quando achei que ele iria acabar e já tinha um final pronto na minha cabeça, o autor vai lá e me surpreende. O final deste livro foi o que me convenceu a dar a ele uma quarta estrela. Muito legal, intrigante e surpreendente.

Para quem gosta do autor, esse livro é necessários, para quem gosta de romance, é uma boa pedida, mas para quem não curte esse gênero, não vai ser este livro que mudara sua opinião. O livro foi adaptado para o cinema (como qualquer outro livro de Sparks), mas ainda não vi a adaptação.

Nota: (4)


6 comentários:

  1. Meu pecado literário...Nicholas Sparks! Preciso ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã do autor, mas sua resenha me fez vontade de ler o livro! Obrigada :3
    Beijos

    http://evolucaoliteraria.blogspot.com.br/2014/09/resenha-revolucao-dos-bichos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tentar Thassy, acho que vai valer a pena. ;)
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Murilo!
    Ai, ai, esse Nicholas Sparks! Não sei o que sinto por ele. kkkkk
    As obras dele, no meu modo de ver vão de extrema qualidade a extrema repetição. Não sei se é porque já li muitos livros dele, mas existem alguns que são exatamente iguais aos outros. Só muda quem morre no final. kkkkk
    Mas esse ainda não li, vamos ver onde ele ficará nesses dois grupos.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse livro parece sair um pouco da formula, mas foi o segundo que li do autor.
      Beijos! ;)

      Excluir