18 de outubro de 2014

Resenha: Retalhos (HQ)

Autor: Craig Thompson
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1/2009
Número de Páginas: 592

Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Essa HQ foi muito reconhecida desde o seu lançamento. Venceu vários prêmios e encantou muitos leitores. Então, era de se esperar que meu interesse nela só aumentasse. Acontecendo isso, não resisti quando á vi na livraria e tive que levar.

A história é uma auto-biografia do autor, ele vai narrar sua história da infância até um momento da vida adulta. O autor também é o responsável pela ilustração, então é muito interessante ler sua história e visualizar o que o próprio autor imaginou. Seus traços são muito bonitos, e todos em preto e branco. Os diálogos e pensamentos são muito bem
bolados e fluem super bem.

A vida de Craig não foi nada fácil, ele passou por vários problemas que poderiam ser o ponto central de uma história, só que não de sua história. Ele narra de uma forma muito sutil seus problemas, o leitor até se assusta com tanta simplicidade diante de tantos problemas. Mas acabamos por entender isso, já que na vida aprendemos a seguir em frente.

Essa história é muito tocante. Te faz refletir sobre no que você acredita e te da um novo olhar para a vida. Essa HQ está mais do que recomendada. É de leitura rápida ede entretenimento garantido. Não vejo a hora de ler outras histórias desse autor maravilhoso.

Vídeo Resenha:
 
Nota: (5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário